contato@portaldogp.com

  • Artigos
  • Governança
  • Planejamento Estratégico Orientado à Resultado

    O Planejamento Estratégico tem como objetivo orientar a empresa na análise do ambiente interno e externo, viabilizando o desenvolvimento de uma visão do futuro e as respectivas estratégias para alcançá-la. Alinha a empresa no alcance das metas de médio e longo prazo. Formula objetivos estratégicos para seleção de iniciativas, desdobrando em programas ou projetos e estabelecimento de indicadores de desempenho. É preciso ter uma visão sistêmica da companhia sem entrar no detalhe.

    Os fatores internos e externos da organização são analisados, por exemplo, o cenário econômico global e a situação do mercado em que a empresa atua. Uma excelente ferramenta nesta hora é a análise SWOT que ajuda a mapear todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e fornece uma ótima base para a estruturação dos demais planos estratégicos.

    A empresa precisa ter muito bem definida qual seu propósito, aonde quer chegar e o que considera mais importante no caminho. Denominamos estas perguntas como Missão, Visão e Valores.

    A partir deste mapeamento inicial, se definem as metas e objetivos a serem alcançados pela empresa dentro do horizonte que está sendo projetado através do SMART.

    Alguns exemplos de objetivos estratégicos:

    • Aumentar a satisfação dos clientes em 20%;
    • Reduzir os custos de produção em 15%;
    • Aumentar o faturamento em 10% até o final do ano;

    Normalmente o planejamento estratégico é feito anualmente para um período de 1 até 10 anos, sendo revisado e atualizado constantemente. Se isto não ocorrer, os planos sofrem sérios riscos de ficarem obsoletos e serem abandonados dentro da empresa.

    Os planos de longo prazo são uma das formas mais simples e poderosas de engajar seus colaboradores com os objetivos da empresa e gerar grande satisfação em todos com o alcance dos resultados.

    Os benefícios de desenvolver um planejamento estratégico focado em resultado são: Ter maior agilidade nas tomadas de decisões; Obter mais conhecimento sobre seus concorrentes; Melhorar a comunicação entre os funcionários; Aumentar a capacitação gerencial até dos funcionários de níveis inferiores; Definição clara de papéis e responsabilidade dos funcionários; Maior capacitação, motivação e comprometimento dos envolvidos;  Melhor relacionamento entre empresa-ambiente; Maior capacidade e rapidez de adaptação dentro da empresa; Melhorar a visão de conjunto;

    A Alta Administração da empresa lidera com mais responsabilidade e maior controle de seus funcionários e ao mesmo tempo os próprios funcionários se sentem mais motivados a trabalhar mais seguros e informados sobre seus cargos e atividades. O mais importante de todo esse conjunto é o entrosamento da empresa, tendo mais produtividade e claro lucro.

    Você tinha conhecimento de todas estas informações? Tem alguma ação que você usa no seu dia-a-dia ou conhece algum caso de sucesso? Vamos adorar conhecer! Compartilha com a gente aqui nos comentários.

    Quer outras dicas para aumentar sua produtividade e retorno financeiro? Conheça a solução de Planejamento Estratégico da ProPAT entre em contato através do e-mail propat@propat.com.br ou telefone (11) 96340-0663.

     

    Sobre a autora:

    Patrícia Araújo:

    Formada em administração pelo Ibmec, MBA em Gestão Empresarial na FGV, Certificação Internacional PMP (Project Management Professional) e Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching.

    Tem experiência em empresas de pequeno, grande porte e multinacionais, tais como, Advice Master, L’Oreal, OI, Petrobras e Estaleiro Mauá-Jurong.

    A expertise está focada em gestão de negócios, finanças, planejamento estratégico, gerenciamento de portfólio e projetos, auditoria, coaching e normas regulamentadoras de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.

    http://www.propat.com.br/

     

    contato@portaldogp.com

    Desenvolvimento Promeusite.com.